31.10.07

FILOSOFIA DO SÉCULO XVIII / ILUMINISMO

Iluminismo (da palavra alemã Aufklärung, significando "Iluminação") caracteriza a filosofia Européia e a Americana no século XVIII, ou um período mais longo incluindo o século XVII, a Idade da Razão. Refere-se mais estreitamente ao movimento intelectual que situou a Razão como instrumento para a elaboração de um sistema consistente sobre estética, ética, governo, e lógica, permitindo aos filósofos obter conhecimentos objetivos sobre o universo.

Inspirados na revolução deflagrada pela Mecânica Newtoniana , os pensadores do Iluminismo argumentaram que a mesma espécie de pensamento sistemático poderia ser aplicado a todas as formas de atividade humana. Por isso, o Iluminismo, muitas vezes, foi intimamente associado à Revolução Científica , já que ambos os movimentos priorizaram o empirismo, a razão, a ciência e a racionalidade. Levado à esfera política na investigação do status, direitos e responsabilidades do indivíduo e da sociedade, seus líderes acreditaram que poderiam conduzir o mundo ao progresso após um período longo de tradição obscura, irracionalidade, superstição, e tirania, denominado por eles de Idade das Trevas. Esse movimento ajudou a criar as bases intelectuais para as Revoluções Americana e Francesa, para a independência da América Latina e para a Constituição Polonesa de 1791; e contribuiu para a emergência do liberalismo clássico, da democracia e do capitalismo.

O Iluminismo está associado às fases finais do baroco e da música clássica, e o período neoclássico nas artes; considerado um dos modelos centrais em muitos movimentos do período moderno.

O Iluminismo influiu no Haskalah judaico, que na Europa Ocidental e em particular na Alemanha resultou na substituição do Yiddish pelo Hebraico, bem como no movimento: Judaismo reformista.

O iluminismo, como movimento, ocorreu inicialmente na Alemanha, França, Grã Bretanha e Espanha, mas se espalhou por outros países. Os Estados Unidos da América foram influenciados substancialmente por ideais do iluminismo, particularmente nas esferas religiosa (Deismo), econômica ("o mercado livre"), e na governamental (United States Bill of Rights).

Contents

Wikipedia: XVIII Century

Nenhum comentário: